sábado, 17 de janeiro de 2009

Ao mestre

Nesse início de ano tenho dedicado minhas leituras para a literatura de Franz Kafka. E é incrível como, logo de imediato, me identifiquei com "o mundo kafquiano". O homem que é surpreendido pelo desconhecido, ilógico. Os textos do autor "tcheco-alemão" refletem a indignação diante da simples situação de existir, enquanto cidadão, dentro de uma sociedade controvérsa e cruel. E como não se identificar com isso? Hoje em dia ainda vivemos sob a influência de algo que não é claro. Aliás nada é claro. Não sabemos de nada, ninguém sabe de nada e finge saber de tudo. A política é um exemplo disso( assim como é abordada na literatura de Kafka): não temos acesso ao poder e quem tem esse poder é inalcançavel, imcompreensível. Os poderosos que não lutam pelos mais fracos, as minorias que se contentam com o pouco que têm, a classe média só olha para o próprio umbigo e a vida continua, isso quando continua... porque muitas pessoas nem sabe-se o que é a vida, e partir disso é discutível se elas vivem ou não. Será que viver é apenas estar vivo?Ao falar isso não tiro do fator"estar vivo" seu valor , mas deve-se pensar que viver é algo além disso. E essa vida, no sentido mais amplo que pode ser concebido, é privada! Quanta gente vive e não vive, alguns preferem a expressão"existência" para diferenciar essa situação. Eu utilizo "existir" como algo que vai além da vida, o que existe fica marcado eternamente... Kafka existiu, porque de alguma forma eu o tenho dentro de mim, e quem o ler futuramente vai perpetuar o "ser Kafka". Mas o que se vê nas ruas são pessoas que não têm existência alguma, que vão viver, morrer e sumir, sem deixar vestígios, nem nem ao menos tentar deixar vestígios, sem conhecer a importância que isso vem a ter na humanidade.

2 comentários:

milamione disse...

"Será que viver é apenas estar vivo?" . haha me pergunto isso quase td dia... rs
refletir sobre essas coisas eh cmg mesmo, rapá.
ahuauah
=*
aeww, mais um blogueiro!
gosteii daqui! add! \o/

Gabriel Machado disse...

confesso q so comecei a ler O processo e nao li mais nada do Kafka...

mas vou ler agora A metamorfose finalmente, depois de tanto tempo querendo, aproveitando a avaliaçao do Zé Carlos.

nao falei q tenho vergonha dos livros q nao li? hehe